Partilhe a sua experiência!
Os Sony World Photography Awards anunciaram hoje António Coelho como o vencedor do Prémio Nacional de Portugal 2018.
António Coelho, fotógrafo entusiasta a residir em Recarei, venceu com a fotografia intitulada Solitude. O seu trabalho foi selecionado por um painel de júris especializados como a melhor fotografia individual captada por um fotógrafo português submetida para a edição de 2018 dos Prémios.
Com produção da World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards são o concurso de fotografia mais diversificado do mundo. A 11.ª edição teve a participação recorde de 320 000 inscrições de fotógrafos de mais de 200 países e territórios, apresentando algumas das melhores fotografias contemporâneas do mundo captadas durante o ano passado.
O vencedor do Prémio Nacional, António Coelho, irá receber o mais recente equipamento de imagem digital da Sony e estará presente na cerimónia dos Sony World Photography Awards, em Londres, no dia 19 de abril. O trabalho vencedor será exibido na Exposição dos Sony World Photography Awards, em Londres, entre 20 de abril e 6 de maio e publicado no livro dos Prémios de 2018.
Descrevendo o seu trabalho, António Coelho referiu ter sido durante um dos seus habituais fins de semana a caminhar pelo bosque perto da sua casa para fotografar cogumelos que encontrou a luz perfeita para fotografar um autorretrato.
António acrescentou ainda: “A solidão está verdadeiramente a afetar a nossa sociedade através do efeito das redes sociais, por exemplo. Tenho tendência a ser bastante seletivo quando converto as minhas imagens para preto e branco. Neste caso, ao processar a imagem, conferiu-lhe uma sensação de tranquilidade. Percebi que, ao adicionar o efeito de desfocagem a uma parte da fotografia, intensificava o efeito associado.”
Para comentar a sua vitória, o fotógrafo continua:“Sinto-me verdadeiramente honrado! Ao competir com fotógrafos de todo o mundo nos Prémios, espero dar alguma visibilidade ao meu trabalho a uma escala global.”
O interesse de António Coelho pela fotografia começou em 2010, durante a sua viagem de lua de mel a Cuba. Desde então, tem trabalhado tanto em formatos digitais, como analógicos e a sua inspiração vem do trabalho do fotógrafo norte-americano Ansel Adams. O seus gostos abrangem uma grande variedade de temas - desde fotografia conceptual, abstrata, até a arquitetura e paisagens. Os seus trabalhos participaram já em várias competições internacionais.
A sua vitória é anunciada hoje em simultâneo com outros 63 vencedores do Prémio Nacional e das 10 categorias do Concurso Aberto. Os vencedores da categoria geral e Profissional dos Prémios serão anunciados no dia 19 de abril. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org
Para adicionar um comentário aqui, tem de ser um utilizador registado. Se já se registou, inicie a sessão. Se ainda não se registou, faça-o e inicie a sessão.