cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Os Sony World Photography Awards 2018 elegeram a melhor fotografia de Portugal

profile.country.DE.title
Peter_S.
Genius
288  Visualizações

3725_1_9367_AntonioCoelho_Portugal_NationalAwards_20183725_1_9367_AntonioCoelho_Portugal_NationalAwards_2018

Os Sony World Photography Awards anunciaram hoje António Coelho como o vencedor do Prémio Nacional de Portugal 2018.

António Coelho, fotógrafo entusiasta a residir em Recarei, venceu com a fotografia intitulada Solitude. O seu trabalho foi selecionado por um painel de júris especializados como a melhor fotografia individual captada por um fotógrafo português submetida para a edição de 2018 dos Prémios.

Com produção da World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards são o concurso de fotografia mais diversificado do mundo. A 11.ª edição teve a participação recorde de 320 000 inscrições de fotógrafos de mais de 200 países e territórios, apresentando algumas das melhores fotografias contemporâneas do mundo captadas durante o ano passado.

O vencedor do Prémio Nacional, António Coelho, irá receber o mais recente equipamento de imagem digital da Sony e estará presente na cerimónia dos Sony World Photography Awards, em Londres, no dia 19 de abril. O trabalho vencedor será exibido na Exposição dos Sony World Photography Awards, em Londres, entre 20 de abril e 6 de maio e publicado no livro dos Prémios de 2018.

Descrevendo o seu trabalho, António Coelho referiu ter sido durante um dos seus habituais fins de semana a caminhar pelo bosque perto da sua casa para fotografar cogumelos que encontrou a luz perfeita para fotografar um autorretrato.

António acrescentou ainda: “A solidão está verdadeiramente a afetar a nossa sociedade através do efeito das redes sociais, por exemplo. Tenho tendência a ser bastante seletivo quando converto as minhas imagens para preto e branco. Neste caso, ao processar a imagem, conferiu-lhe uma sensação de tranquilidade. Percebi que, ao adicionar o efeito de desfocagem a uma parte da fotografia, intensificava o efeito associado.”

Para comentar a sua vitória, o fotógrafo continua:“Sinto-me verdadeiramente honrado! Ao competir com fotógrafos de todo o mundo nos Prémios, espero dar alguma visibilidade ao meu trabalho a uma escala global.”

O interesse de António Coelho pela fotografia começou em 2010, durante a sua viagem de lua de mel a Cuba. Desde então, tem trabalhado tanto em formatos digitais, como analógicos e a sua inspiração vem do trabalho do fotógrafo norte-americano Ansel Adams. O seus gostos abrangem uma grande variedade de temas - desde fotografia conceptual, abstrata, até a arquitetura e paisagens. Os seus trabalhos participaram já em várias competições internacionais.

A sua vitória é anunciada hoje em simultâneo com outros 63 vencedores do Prémio Nacional e das 10 categorias do Concurso Aberto. Os vencedores da categoria geral e Profissional dos Prémios serão anunciados no dia 19 de abril. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org